NOTAS PRB

CONVENÇÃO DO PRB - ANANINDEUA!!! CONVOCAMOS TODOS OS MEMBROS, FILIADOS, COLABORADORES E AMIGOS DO PRB A PARTICIPAREM E COMPARECEREM NA CÂMARA SÁBADO PARA PRESTIGIAR ESTE EVENTO!

Governo do Pará repassa à prefeitura de Ananindeua área que vai abrigar novo campus da UFPA





Mais um passo importante foi dado para a implantação de um complexo de ensino superior e técnico no município de Ananindeua, do qual a Universidade Federal do Pará é parceira nesse processo. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 12, o governo do Estado repassou o terreno da Granja do Icuí Guajará (antiga Casa do Governador) à Prefeitura de Ananindeua.

A área está localizada no Conjunto Cidade Nova VII, na avenida Arterial 5, no bairro Coqueiro. Os 246.750m² vão abrigar o 11º Campus da UFPA e outras instituições de ensino superior e técnico, como o Instituto Federal do Pará (IFPA).
A cerimônia de assinatura de contrato de doação do terreno contou com a presença do governador do Pará, Simão Jatene; do prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho; do reitor em exercício da UFPA, Horácio Schneider; do reitor do IFPA, Edson Fontes; de representantes do governo do Estado; de deputados; de vereadores; entre outros convidados.

Saneamento - Os governos municipal e estadual também celebraram o contrato de cessão de parte do terreno da E.E.E.F. Prof. Francisco Paulo do Nascimento Mendes, onde será construído um poço para viabilizar a melhoria no abastecimento de água para os moradores das comunidades Uirapuru e Icuí. “Todos os dois contratos significam a construção de parcerias e, mais do que isso, a realização efetiva de projetos. A formação, aqui, de um polo de conhecimento é um salto importantíssimo para a juventude e, ao mesmo tempo em que fazemos isso, o outro projeto visa à expansão do saneamento em Ananindeua, o que também é uma necessidade dos moradores”, afirmou o governador Simão Jatene.
Campus da UFPA - O novo campus da Universidade foi aprovado em agosto de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo o reitor em exercício, Horácio Schneider, o governo federal já destinou recursos na ordem de R$ 43 milhões, sendo R$ 30 milhões para obras e o restante para custeio.

Inicialmente, serão contratados, por meio de concurso público, 130 docentes e 45 técnico-administrativos. O primeiro processo seletivo para o novo campus está previsto para 2013, com a oferta de 380 vagas, distribuídas em cinco cursos: Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental e Urbana e Saúde Coletiva.

“Há uma demanda muito forte por engenheiros no País. O Brasil, aproximando-se da quinta economia do mundo, carece de profissionais nessas áreas, e a UFPA, juntamente com outras universidades, está procurando preencher essa lacuna oferecendo novos cursos em várias áreas da Engenharia. Além disso, vamos oferecer o curso de Saúde Coletiva para atender a área da Saúde no município”, disse Horácio Schneider.
O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, destacou o empenho conjunto das esferas municipal, estadual e federal para a consolidação do projeto de implantação do Complexo. “Entendemos que este espaço da Granja do Icuí é um local estratégico,o qual pode agregar um grande polo de conhecimento para a cidade e isso resulta na oferta de ensino superior e técnico públicos para os moradores de Ananindeua . Estamos dialogando com as demais instituições, para verificar a possibilidade da instalação aqui”, afirmou.


Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes

Fonte: publicado pela Universidade Federal do Pará em http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5855

PRB10 Brasil - Notícias

PRB - PA Partido Republicano Brasileiro » Destaques

R7 - Notícias de Brasil